CUSTOS /BENEFÍCIOS

O sistema RPA deve ser comparado ao sistema de ar condicionado, pois são os únicos que conseguem retirar o calor do ambiente, deixado-o com a temperatura interna inferior à externa. O RPA é saudável por ser natural. Funciona como o corpo humano: faz o galpão "transpirar" para perder a temperatura interna. Outros tipos conseguem, no máximo, manter a temperatura ambiental igual à externa.


ISOLANTES TÉRMICOS: Qualquer isolante térmico, poliuretano, pinturas ou mantas, diminui a transferência do calor do telhado para o ambiente, porém todo o calor gerado pelo clima quente, pessoas, equipamentos, iluminação, piso, paredes, etc., fica retido no ambiente e vai formando bolsões de ar quente cada vez mais baixos, tornando o ambiente cada vez mais quente e desconfortável.


EXAUSTÃO e INSUFLAÇÃO (EÓLICOS) : A exaustão e insuflação implica na remoção de grande quantidade de ar que terá que ser reposta com o ar externo o qual, em dias de muito calor, estará muito quente. A temperatura ambiente será, no mínimo, igual á externa. Além disso, o ar que será reposto poderá estar contaminado com grande quantidade de bactérias, pó, fungos, pólen, umidade e uma infinidade de partículas indesejáveis que irão comprometer a qualidade do ar no ambiente. NÃO ELIMINA O CALOR RADIANTE do telhado, permanecendo a sensação de abafamento.


VENTILAÇÃO: A circulação de ar em ambiente quente é muito prejudicial ao organismo pois o corpo, ao invés de perder calor, passará a absorver calor sempre que a temperatura desse ar estiver superior à da pele. A movimentação do ar quente, renovando mais rapidamente a camada de ar em contato com a superfície do corpo, aumentará o gradiente de troca de calor por condução / convexão. Assim sendo, embora tenha-se a impressão de que a ventilação esteja refrescando, na realidade ela estará aumentando a temperatura corpórea, podendo o indivíduo chegar à hipertermia. NÃO ELIMINA O CALOR RADIANTE do telhado, permanecendo a sensação de abafamento.


ASPERSÃO INTERNA: O corpo humano perde calor através da evaporação da água eliminada pela transpiração. Quando o ambiente está muito úmido, o suor não evapora e passa a escorrer pelo corpo, fazendo com que a perda térmica seja muito pequena e aumentando a sensação de desconforto. Por esse motivo, qualquer sistema que aumente a umidade relativa do ar no ambiente prejudicará a eliminação do calor do corpo, aumentando a temperatura corpórea e podendo levar à hipertermia. NÃO ELIMINA O CALOR RADIANTE do telhado, permanecendo a sensação de abafamento.

Nenhum comentário: